Como utilizar a Inteligência Artificial ao meu favor?

Já parou para pensar quantos recursos utilizando inteligência artificial foram criados nos últimos anos? E o quanto isso já faz parte do nosso dia a dia?

Saiba que não é de hoje que estamos rodeados pelo famoso algoritmo. Desde que começamos a utilizar smartphones e redes sociais nossos dados são utilizados para captar comportamentos na internet, se você começar a pesquisar sobre determinado assunto receberá links e propagandas ligados aos seus interesses em suas redes sociais.

E aí, isso é ruim, ou é bom?

Tudo depende de como você enxerga o mundo, empreendedores no mundo todo utilizam essas ferramentas para divulgar seus produtos e serviços, pois assim a experiência do usuário é muito mais adequada ao seu comportamento e gostos pessoais. Não tem nada de ruim nisso, temos uma oportunidade!

Imagine saber tudo sobre o que seus clientes gostam? Você pode oferecer produtos ou serviços especificamente para ajudar aquele grupo de pessoas que têm interesses em comum, poupando tempo e dinheiro em divulgação.

Utilizando as ferramentas de maneira adequada podemos oferecer a propaganda perfeita com foco no desejo atual do cliente, como mágica!

Entender como as pessoas se comportam na internet oferece uma ramificação enorme de possibilidades de novos negócios.

Planejamento é tudo!

Então, o que fazer com tantas informações? Como organizar tudo já que os estímulos recebidos são tantos e ao mesmo tempo? É aí que entra a inteligência artificial, pois o trabalho de uma I.A. é utilizar a matemática para calcular todas as probabilidades ao mesmo tempo e oferecer a melhor solução para sua necessidade. Sabendo utilizar esse recurso as possibilidades são ilimitadas.

Mas como utilizar a inteligência artificial a seu favor sem parecer automático demais?

Precisamos de alguns cuidados quando utilizamos esses recursos, principalmente nas empresas. Utilizar somente robôs para todos os processos diários não é uma má ideia, mas já pensou que as pessoas precisam também de contato humano.

Nós vivemos tempos incertos no auge da pandemia e tivemos que adaptar várias atividades, incluindo diminuir o contato humano. A principal utilização da inteligência artificial é automatizar processos diários e repetitivos, abrindo a oportunidade de oferecer mais tempo de qualidade dedicado aos seus clientes e não colocar um robô para atender todos os processos da empresa.

Listamos algumas dicas de como utilizar essa tecnologia à seu favor:

  1. Assistentes Virtuais: Utilize a Siri, Alexa, Google Assistente ou a Cortana para auxiliar em tarefas e lembretes diários, assim você desocupa a mente desses detalhes e pode focar em outros afazeres durante o seu dia.
  2. Teclado inteligente: Trabalhar com teclados inteligentes auxiliam na velocidade com que você consegue produzir textos e corrigir possíveis erros ou sanar uma dúvida de como se escreve uma palavra por exemplo.
  3. Redes sociais: Monitore os comportamento do seu cliente utilizando as métricas oferecidas pelas suas redes sociais e agrupe dados para utilizar em seu marketing de conteúdo.
  4. Finanças: Organize-se utilizando aplicativos que ajudem a enxergar seu espelho financeiro para traçar um planejamento mais coerente com a realidade da empresa.
  5. Pesquisa e desenvolvimento: Você pode utilizar a inteligência artificial para analisar dados e identificar insights valiosos, acelerar o processo de desenvolvimento de produtos, simular cenários para testar ideias e fornecer previsões sobre o desempenho do produto. 
  6. Análise de Currículos: O site Vagas.com, por exemplo, utiliza o ChatGPT para criar o job description das oportunidades que entram na plataforma, pode ser uma oportunidade de economizar um bom tempo. 

E você! Acha que a inteligência artificial vai te substituir ou te ajudar? Comenta aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post:

Mais Informações

Falar com o atendimento!