Perguntas Frequentes

O que é logotipo?

Refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca.

O que é “briefing”?

O briefing é um questionário com um resumo daquilo que você precisa. Será enviado por e-mail assim que você contratar um pacote.

Iremos coletar informações deste briefing preenchido por meio de questionamentos simples sobre como você gostaria que seu logotipo (outro item) deve ser criado.

É muito fácil, só preencher respondendo todas as questões e reenviar para nosso e-mail contato@formamidias.com.

Já adquiriu o pacote, você pode baixar o briefing aqui!

Como iremos criar seu logotipo?

Após o preenchimento do briefing iremos analisar e lhe responderemos com a previsão (data) que você receberá suas primeiras amostras de logotipos, em média criamos 3 amostras exclusivas de logotipos baseadas nas informações enviadas no briefing (o prazo começa a contar após validação do pagamento).

As amostras iniciais serão enviadas em até 5 (cinco) dias úteis (não contam sábados, domingos e feriados, nacionais e em SP onde estamos localizados). Caso sejam solicitadas alterações, as mesmas serão enviadas em até 2 (dois) dias úteis, este prazo pode variar dependendo da complexidade das solicitações. Permitimos revisões ilimitadas até aprovação final do layout.

Se adquirida o pacote com criação de papelaria, todo o material será iniciado após a aprovação do logotipo (itens de papelaria). Caso adquira o cartão virtual o mesmo será criado após aprovação de todos os itens de papelaria, pois o cartão virtual será criado com base nos layouts aprovados da papelaria.

Adquiri um pacote com itens de papelaria, como funciona?

A papelaria só começa a ser desenvolvida após a aprovação do logotipo. O prazo para criação da papelaria, 2 (dois) a 3 (três) dias úteis. Caso sejam solicitadas alterações, as mesmas serão enviadas em até 2 (dois) dias úteis, este prazo pode variar dependendo da complexidade das solicitações. Não realizamos impressão do material.

Quais são as medidas dos itens de papelaria?

Cartão de Visita (9 x 5 cm caso queira um padrão diferente deve ser solicitado no briefing), Papel Timbrado A4 (21 x 29,7 cm) será enviada também uma versão em Word para utilização imediata, Assinatura de E-mail (600 x 200 pixels), Envelope Carta (22,9 x 11,4 cm), Envelope Oficio (26 x 36 cm), Pasta com Bolsa (22 x 30 cm), Receituário (15 x 21 cm), Perfil Facebook – Capa (851 x 315 pixels, Avatar Redes Sociais Diversas (150 x 150 pixels). Para itens impressos podem ser necessários ajustes finais na gráfica, pois cada uma possui um tipo de gabarito, enviamos todos em gabarito universal, adaptações ao material para impressão não estão inclusas ao adquirir o pacote.

Qual o formato final que recebo meus arquivos?

Os arquivos finais serão entregues nos formatos:

  • Todas as artes de pacotes: .cdr (Corel Draw X7) – arquivo vetorizado e editável para aplicações impressas e virtuais e PNG (versão com fundo transparente) em alguns casos os arquivos editáveis não serão enviados, avisamos no orçamento quais itens.
  • Todas as artes do pacote (com exceção de assinatura de e-mail e templates para redes sociais): .pdf versão X1-a (versão para impressão e visualização)
  • Logotipo: .png (imagem sem fundo para aplicação WEB nas versões colorida, cores invertidas, preto, branco, símbolo colorido, símbolo preto e símbolo branco (se cabíveis), caso seu logotipo seja desenvolvido em formatos diferentes (horizontal e vertical também serão inclusas as versões)
  • Assinatura de e-mail: Imagem PNG para aplicação (não inclusa programação HTML)
  • Capa / Templates e Avatar para redes sociais: Formato JPG na resolução ideal para cada rede social inclusa no orçamento.

Quais são as formas de pagamento?

Oferecemos as seguintes opções de pagamento:

  • Boleto bancário à vista (PagSeguro Uol ou PayPal)
  • Cartões de crédito em até 18x através do PagSeguro ou PayPal (juros calculados pelo intermediário)

Quero receber amostras antes do pagamento?

Não trabalhamos nesta modalidade, pois nossos logotipos e identidades visuais são criados por profissionais que estudam o briefing e efetuam a criação de amostras exclusivas para avaliação, disponibilizamos alterações sem limites para que a arte seja entregue conforme solicitado pelo cliente.

Gostaria de pagar uma entrada e o valor no final do projeto?

Não trabalhamos nesta modalidade, o pagamento deve ser efetuado no início do projeto de forma total (ou parcelamentos no cartão de crédito pelo PagSeguro Uol) afim de validar o processo de criação, em média entregamos os projetos em 15 dias (depende do tempo de resposta do cliente as amostras)

E se você não gostar do serviço?

Oferecemos número ilimitado de alterações para que você não tenha problemas quanto a aprovação, o logo só será finalizado quando aprovado, então garantimos que o trabalho será realizado da melhor maneira possível até sua satisfação total.

Não quero mais o logotipo?

Vide nossos termos de uso, ao adquirir esteja ciente de que o processo de criação será efetuado conforme suas instruções e direcionamentos ao designer responsável exigindo tempo e esforço de ambas as partes para chegarmos a amostra ideal.

Recebi as amostras de logotipos mas quero mudar as inicias e o nome enviado no briefing?

Vide nossos termos de uso, ao preencher o briefing iniciais, nome e subtítulo que irão compor sua marca devem ser fornecidos, estes não poderão ser modificados após o início do projeto. Caso seja solicitada quaisquer mudanças relacionadas a marca isso acarretará em um novo desenvolvimento, sendo necessário o pagamento de novas amostras de logotipos antes de sua criação.

Já possuo logotipo, posso pedir uma reformulação?

Claro, é possível solicitar a reformulação de seu logo. O pedido deve ser realizado como se fosse uma nova arte em nosso site, escolhendo o produto normalmente. No briefing você poderá fazer as observações sobre a reformulação e anexar sua marca antiga para que possamos analisar seu projeto.

Já possuo logotipo, posso pedir somente a papelaria?

Sim, é possível solicitar apenas os itens de papelaria, o logotipo deverá ser enviado em condições de uso (editável) não aceitamos logotipos em formato imagem para criarmos apenas a papelaria, os arquivos devem ser enviados diretamente por e-mail para análise não aceitamos arquivos de logotipos editáveis por outros meios. Caso não tenha o logotipo neste formato você deverá adquirir o projeto completo.

Como entro em contato com o designer durante o projeto?

O contato é feito exclusivamente por e-mail, afim de manter um registro das alterações e fluxo de trabalho da agência centralizados, não aceitamos solicitações de alteração de projetos em andamento por WhatsApp ou qualquer outro meio.

O que é cartão virtual?

O cartão virtual é um cartão de visita totalmente interativo, desenvolvemos e programamos um arquivo em PDF para que você envie para seus clientes. Saiba mais.

Recebi meus arquivos mas preciso alterar alguns dados?

Caso os arquivos finais recebidos estejam diferentes do que foi fornecido em seu briefing você poderá solicitar ajustes sem custos. Caso as alterações tenham acontecido depois da finalização (mudança de e-mail, inclusão de site que não existia durante o projeto, mudança de endereços, etc) será cobrada uma taxa de alteração, necessária análise das solicitações e vamos gerar um orçamento.


A Agência Forma Mídias trata de registro de marcas e patentes?

Não. É possível solicitar através do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Para saber mais, consulte o portal http://www.inpi.gov.br.